domingo, 21 de agosto de 2016

Somos BRASILEIROS!


Que o Cristo Redentor, do alto dos Seus braços abertos, nos abençoe a todos.

Ganhamos medalhas no vôlei, no futebol e em vários outros esportes. O mundo se tornou brasileiro nesses dias dos Jogos Olímpicos e reverenciou o Brasil.

Começo a pensar que as utopias de Gonçalves Dias (“Minha terra tem palmeiras...”) tinham lá seu fundo de verdade. É sempre bom lembrar que o Brasil está na linha de frente quando alguém afirma coisas como “o Brasil não é um país sério” etc.; no entanto, há uma metonímia nesse discurso, pois não é o Brasil, mas alguns ou muitos dos que aqui moram, afinal “o Brasil” não pode desviar dinheiro, tampouco ser “responsabilizado” por obras malfeitas ou pela obesidade da corrupção.

Temos aí um esquema argumentativo perverso, mas bastante conveniente para muitos, tão conveniente como culpar “a crise”, “o sistema” e outras entidades abstratas como uma nuvem. Lembremo-nos de que “o Brasil”, “a crise” e “o sistema” não assinam papéis, não telefonam, não distribuem privilégios.

Então, vamos nos orgulhar do nosso país. Se não estamos satisfeitos, lutemos para nos tornar pessoas melhores, ensinemos aos nossos filhos valores honestos, busquemos pessoas que sejam parâmetro de honestidade.

E para os insatisfeitos e invejosos de plantão, sejam brasileiros, sejam estrangeiros, “beijinho no ombro, que o recalque passa longe”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário