terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

ABNT – Idem


No post anterior ...

Bem, estamos na página 2 de nosso trabalho; ocorre que na página 3 também citamos Souza. Nesse caso, também poremos idem na página 3?

Não. Vejam bem, na página 3, poremos assim:

Souza (1998, p. 72).

Se, na página 3, houver mais de uma citação de Souza, poderemos utilizar o pronome idem logo abaixo da primeira citação da página 3.

Ou seja, mesmo que haja mais de uma citação do mesmo autor em várias páginas de nosso trabalho, o pronome idem pode ser utilizado dentro dos limites de cada página. Ao mudarmos de página, teremos, primeiro, de repetir o nome do autor, o ano e o número da página para, somente depois, usarmos idem.

Vou transcrever para um pequeno trecho do exemplo acima:

Para a primeira citação, poremos, na nota de rodapé, assim:

Souza (1998, p. 53).

Se a segunda citação houver sido extraída da mesma página 53 da obra de Souza, poremos assim:

o  Souza (1998, p. 53).
o  Idem.

Também podemos pôr na nota de rodapé o nome completo da obra; assim:
-----------------------------------------------------------

1 COSTA, Henrique Mello. Psicologia da criança e do adolescente: estudos avançados. 3.ª ed. São Paulo: Virtual, 1994, p. 62.

3 comentários:

  1. Professora Cláudia Assad, há muito tempo venho, juntamente com uma outra amiga, encontrar a senhora. Tivemos a honra de ser suas alunas aqui no RJ em um curso pré -vestibular. Gostaria de lhe agradecer por tudo o que nos ensinou. Até hoje me recordo de suas aulas e dos papos cabeça que tínhamos nos intervalos das aulas. Um grande beijo da aluna que lhe tem uma enorme gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Professora Cláudia Assad, há muito tempo venho, juntamente com uma outra amiga, encontrar a senhora. Tivemos a honra de ser suas alunas aqui no RJ em um curso pré -vestibular. Gostaria de lhe agradecer por tudo o que nos ensinou. Até hoje me recordo de suas aulas e dos papos cabeça que tínhamos nos intervalos das aulas. Um grande beijo da aluna que lhe tem uma enorme gratidão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! Nada a agradecer, querida. O esforço foi seu. Procure-me no Face; estou registrada como Claudia Assad (Cacau). Um grande abraço,

      Excluir