sábado, 13 de dezembro de 2014

ABNT – LEMBRETES ÚTEIS...

a. As referências bibliográficas devem ser enumeradas em ordem alfabética.

b. O negrito, o itálico e o sublinhado são permitidos pela ABNT; inclusive, esta utiliza o negrito em seus exemplos.

No meio acadêmico, em geral, considera-se que o negrito “polui” o texto, isto é, é um “poluidor visual”; imaginem como ficaria uma bibliografia de umas 5 páginas, que já é bem pouco, com todos os títulos em negrito; chegaria a um ponto em que o texto apareceria como um “borrão”.

Assim é que o itálico também dá destaque, mas, ao contrário do negrito, é sóbrio e não “polui” o texto.

Recomendo que todos passem a usar o itálico; é a melhor opção, já que o sublinhado não se usa mais, pois caiu em desuso. Ainda assim, como ele é permitido pela ABNT, há pessoas que preferem usá-lo em suas bibliografias.

c. Em relação às publicações, vocês naturalmente já ouviram falar das siglas ISBN e ISSN.

Estou transcrevendo aqui as definições de ambas [sic]:

O International Standard Bibliographical Number (ISBN) é utilizado para publicações que não tenham periodicidade, ou seja, publicados uma única vez, mesmo que em várias edições revisadas. (...)

O International Standard Serial Number (ISSN) é utilizado para publicações que tenham periodicidade, ou seja, publicados mais de uma vez, dentro de um período especifico, tal como a cada ano (anual), a cada 6 meses (semestral), a cada mês (mensal), a cada 2 meses (bimestral), 2 vezes ao mês (bimensal), quinzenal, semanal, diário etc.

Os principais tipos de documentos publicados sob ISSN são jornais, periódicos científicos, revistas comerciais, relatórios periódicos institucionais, diretórios ou listas, anuários, monografias seriadas, anais de eventos (congressos, seminários, conferências, workshops etc.). (...)

Disponível em:
<http://www.seabd.bco.ufscar.br/index.php/menu-sri-news/100-menu-sri-referencia/227-art-issn-isbn-atribuir-publicacao.html>. Acesso em: fev. 2014.

Observem que, no meio acadêmico, não é um artigo em si que tem valor – por melhor que ele seja –, mas a publicação dele em uma revista que tenha ISSN; para identificá-lo, usa-se o ISSN do periódico que o contém; naturalmente por isso o periódico prevalecerá sobre o artigo, até porque não é somente este que figura nas páginas daquele; lembremo-nos de que um periódico contém diversos artigos, e não apenas um.

Por isso, o nome do periódico ficará em itálico, não o nome do artigo.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Todas as postagens sobre a ABNT são extraídas, com adaptações, da ABNT NBR 6023 2002 – Referências.



Nenhum comentário:

Postar um comentário